quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Recentemente terminei de ler uma biografia do Van Gogh muito legal. E hj me peguei pensando na vida dele. Um grande artista holandês (eu curto muito os quadros dele), filho de um pastor protestante que adorava andar no campo e pintar coisas da natureza. Sofria de depressão extrema, teve várias crises na vida por conta disso sendo que na mais famosa delas cortou sua própria orelha!
Homem de grande pureza de coração e bondoso, mas sempre com os outros, pra si mesmo sempre se depreciava. Se via como um pintor medíocre e um ser humano que não valia a existência.
Se matou com um tiro no peito aos 37 anos de idade, e sua última frase foi dizer que fez isso para o bem de todos!
Só teve sua arte reconhecida bem no finzinho da vida, e praticamente a vida toda foi sustentado por seu irmão Theo que era um vendedor de quadros relativamente bem sucedido e que o apoiava em todos os momentos.
Interessante que na realidade Van Gogh pagou o preço por fazer o que sentia, por ser fiel ao seu estilo e ao que pensava. Em sua época pintava o que ninguém pintava, foi tachado de louco (de as pessoas atirarem lixo nele na rua mesmo) e sua família nem quis saber de sua obras após o falecimento.
Com certeza não foi um homem que muitos de nós consideraríamos "bem sucedido na vida"!
Em uma das suas poucas exposições vivo Gauguin disse a ele:
"Em matéria de coisas da natureza vc é único ali que pensa" se referindo aos outros artistas expostos naquele local.
Mas ao mesmo tempo, pensar, foi um suícidio social para Vincent. E não é até hj?
Seja no trabalho, na igreja, num grupo ou em qq outro lugar, se vc pensar demais, vai questionar. E se questionar as consequências virão. E muitas delas não são tão boas qt queremos acreditar que sejam.
Se vc é uma pessoa forte e convicta talvez isso não o abale muito, mas se vc é alguém como foi Van Gogh, que deixa as circunstâncias o abalarem, pode ser um grande sofrimento! Mas enfim dizem que são dos sofrimentos que a gt aprende as maiores lições não é?
A vida nem sempre vai ser como gostaríamos que fosse, especialmente pq há certos momentos em que devemos nos posicionar pelo que somos e acreditamos e o preço pode ser bem caro.
mas enfim......viajei já..... do que eu tava falando mesmo?.... haaa sim Van Gogh, bom... resumindo, vida sofrida, belas obras

Um comentário:

  1. Acabo de ler o mesmo livro, e a única conclusão que chego é que nada melhor correr em busca do que se quer, não adianta fugir,
    beijos adorei o blog.

    ResponderExcluir

My Blog List


"Minha teoria é simples. Meu sentir é exagerado. Me jogo, me lasco, me entrego, me esfolo inteira. Melhor do que viver pela metade. Amar pela metade. Acreditar pela metade. Pra tombo há remédio, há refazer. Pra sonho desperdiçado, não."




A SEMPRE UM RESTO DE PERFUME UM TRAÇO DE BELEZA ANTIGA...
a significação é invisivel, mas o invisivel não esta em contradição com o visivel .o visivel tem uma estrutura interna invisivel, e o invisivel é o contraponto secreto do visivel
as pessoas sempre descobre seu próprio mistério a custa de sua inocência..........

Recent Posts

Introduction

Recent Comments


para não perder esse riso largo e esta simpatia estampada no rosto

beatrix - ppoter escritora de contos infantis que encanta adultos...


porque a maior dor do vento é não ser colorido.

Atalho do Facebook